terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fwd: V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa



V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa

 

O Congresso de Comunicação Alternativa reuniu diferentes segmentos para discutir o tema "Comunicar para Incluir", trazendo para debate esta forma de comunicação que ainda é pouco conhecida no âmbito Brasileiro. Estavam presentes representantes de vários países  da área educacional, ligados a pesquisa, profissionais da área da saúde, familiares e usuários desta forma de comunicação . Este é um congresso bianual promovido pela ISAAC Brasil, que tem como missão promover da melhor forma possível a comunicação das pessoas com dificuldades comunicativas complexas através da divulgação da Comunicação Alternativa.

Por Comunicação Alternativa, entende-se a comunicação não verbal que considera toda manifestação do sujeito, o olhar, as expressões faciais e corporais, os sons, o sorriso, entre outros. A CA destina-se a pessoas sem fala ou sem  escrita funcional. Seu objetivo é ampliar o repertório comunicativo que auxiliem o sujeito não oralisado a comunicar-se e interagir com o meio em que vive, tornando-o sujeito ativo na demonstração de suas vontades e desejos. A  CA acontece através de estímulos externos, como uso de símbolos pictográficos, miniaturas, fotografias colocados em  cartões, pranchas de comunicação, em papel ou fazendo uso de recursos tecnológicos variados , como o computador, vocalizadores com síntese de voz e ipods.

Dentre os muitos temas de grande relevância para estudos e aprofundamento, citamos a mesa onde se discutiu a exploração do Portal ARASAAC, um portal espanhol que dispõe de símbolos pictográficos gratuitos para a construção de pranchas e atividades  e a  CA no contexto brasileiro, onde soube-se que apenas um curso de graduação dentro  do Estado oferece uma cadeira de formação nesta  área. Muitas mesas contemplaram o uso da CA com pessoas com diferentes necessidades, como autismo, paralisia cerebral, deficiência múltipla, entre outros. Os relatos de sucesso são emocionantes e nos fazem ver que é necessário mais estudo e pesquisa nesta área, e principalmente prática.

Vários painéis e minicursos colocaram as múltiplas possibilidades de recursos de baixo custo e de jogos e brinquedos adaptados para pessoas com déficit físico como imersão simbólico ao uso dos símbolos pictográficos.

Um dos pontos fortes do congresso foi a explanação dos recursos disponíveis para dispositivos moveis (celulares, ipods, iphone, tablets) pois são recursos de fácil portabilidades, o que facilita o manuseio e podem estar sempre perto, limitam o espaço e ampliam a versatilidade de comunicação.

Fica o entusiasmo e  a certeza de que os estudos são imprescindíveis,  que acreditar, apostar e investir com métodos e técnicas apropriadas no processo inclusivo, vale a pena pelo sentido digno e ético de proporcionar uma vida mais livre de preconceitos, mais solidaria a todas as pessoas, principalmente aquelas que chegam até nós e precisam se "ouvidas" de forma diferente. Incluir é possível. 

PARTICIPARAM DO CONGRESSO, AS PROFESSORAS ATUANTES NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DAS ESCOLAS DA 32ªCRE:
GISÉLIA WEBER,
DALVA CHUQUEL
ELISANGELA PÊS GABERT





--
 
 
 
Solange da Cruz Battirola
***Assessora Pedagógica da Educação Inclusiva da 32ªCRE
Pedagoga (URI), Pós-Graduada na Área da Deficiência Visual (PUC)
e Atendimento Educacional Especializado (AEE- UFRGS)

 

 

Acesse o Blog em:

http://32creaee.blogspot.com

32creaee@gmail.com




--
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



--
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Atenciosamente,
 
Solange da Cruz Battirola
Professora da Rede Pública Estadual

Graduada em Pedagogia (URI)
Pós-Graduação em Educação Especial - área Deficiência Visual (PUC)
Atendimento Educacional Especializado (UFRGS)
32ªCRE
Rua Venâncio Aires - 2418 - Centro - São Luiz Gonzaga - RS - 97800-000
Contatos: (55) 3352 8600 ou (55) 9922 0908
 
VISITE:
http://solbatt.blogspot.com/
http://32creslg.blogspot.com/
Pense bem antes de imprimir...
Nosso Meio Ambiente agradece!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem para a Prof. Sol

IERB

I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB Myspace Falling Objects I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB

Visitantes on line SolBatt


estatisticas online

PORTAL DE ENTRADA DO IERB